quarta-feira, 17 de março de 2010

Concurso de Ideias – VII BIAU – Médellin 2010

Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

“Arquitetura para a integração da cidadania”

Objeto:

O objetivo principal do concurso é promover o debate e a reflexão sobre a repercussão que a produção arquitetônica tem sobre a construção de cada fragmento do tecido urbano, dada sua capacidade de para transformar significativamente o entorno, podendo colaborar com a melhora da coesão social e da integração da cidadania.

O trabalho do participante ou equipe deverá ser desenvolvido a partir das seguintes etapas/tarefas:

1. Selecionar, necessariamente em seu país de residência, um fragmento urbano próximo, habitado, com carências ou especificidades manifestas, que possam conhecer e analisar, delimitando um âmbito de atuação de tamanho moderado. Descrevê-lo e caracterizá-lo.

2. Elaborar um discurso que estabeleça pautas e linhas de investigação e análise. Apresentar com clareza quais são os pontos de partida eleitos e por quê. Estabelecer vínculos e relações programáticas. Definir o âmbito de validade da análise e sua viabilidade.

3. Produzir a análise e avaliar os resultados. Extrair conclusões parciais.

4. Projetar uma intervenção em escala urbana, vinculada às pautas de análise e aos argumentos prévios.

5. Desenvolver um elemento significativo da proposta, até um nível que garanta a viabilidade construtiva.

Contexto:

Bienal

“A Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo considera que a experiência de algumas cidades em lidar com bairros marginalizados, excluídos ou carentes, sejam periféricos ou centrais, e com os diferentes setores da sociedade, representa uma atitude renovada dos poderes públicos com respeito aos mais desfavorecidos .

A cidade de crescimento espontâneo, normalmente relacionada com a precariedade e a marginalização apresenta-se hoje como um espaço de possibilidades insólitas, de relações solidárias e de criatividade sem limites. Revalorizar esse tipo de formações sociais e urbanas já é um dos objetivos globais para o desenvolvimento responsável no novo milênio.

A VII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, que se realizará em Medellín, na Colômbia, em outubro de 2010, deve ser uma oportunidade para refletir sobre o modo de habitar e transformar o território, na qual a diversidade de atores e o intercâmbio de valores constituem a base do conhecimento para chegar a propostas urbanísticas que eliminem fatores de exclusão.”

Concurso de Idéias

“O tema desta bienal – “Arquitetura para a integração da cidadania” – coloca em questionamento: se no século XX a grande cidade foi um dos temas centrais do debate intelectual da vanguarda, no momento atual o problema urbano é de tal magnitude que não poderá encontrar solução – caso esta exista – sem a participação de todos, sem que se abra o debate ao conjunto da sociedade – um debate sobre cidadania, que integre nessa participação os que em geral são excluídos, os que oficialmente não existem.

Diante desta situação, observa-se como o debate arquitetônico acadêmico e institucional, impermeável à realidade, se concentra habitualmente em outras questões. Sem dúvida, tal realidade mostra a necessidade e a importância da incorporação do cotidiano – do comum – ao debate disciplinar, assim como a transferência desse debate para fora do entorno estritamente docente ou corporativo.

Cabe perguntar-se se há alternativa possível, se é possível pensar em outro cenário que vincule o conhecimento acadêmico arquitetônico já acumulado a questões que abarquem uma realidade diferente à habitualmente tratada, qualificando como ‘diferente’ o amplo campo de outras preocupações que afetam a grande maioria da população: os territórios com conflitos sociais, as áreas de ocupação, a repercussão dos processos urbanos contemporâneos sobre o meio ambiente, a perspectiva de gênero, a incorporação da diversidade…”

Tipo de Concurso: internacional, aberto, de idéias

Quem pode participar:

Arquitetos e estudantes de arquitetura e urbanismo dos países iberoamericanos, Espanha e Portugal.

Cronograma:

A VII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo se celebrará na cidade de Medellín (Colômbia) de 11 a 17 de outubro de 2010.

Lançamento do concurso: 14 de janeiro de 2010

Inscrições: até 21 de junho de 2010

Entrega dos projetos: até 30 de junho de 2010

Resultado: 30 de julho de 2010

Exposição na Internet: Outubro de 2010

Prêmios:

Serão conferidos prêmios honoríficos e menções. Os trabalhos premiados e selecionados farão parte do catálogo oficial do concurso e de exposições na internet e durante a VII BIAU.

Observações:

Os trabalhos deverão ser enviados em meio digital, conforme prodecimentos e formatos definidos no regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário