A Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Columbia University (GSAPP), a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design, estão unindo seus esforços e experiências em preservação histórica em torno do processo de renovação dos sobrados que sediarão o Studio-X Rio, localizados na Rua São Francisco da Prainha, junto ao Morro da Conceição e à Pedra do Sal. O Studio-X será uma das primeiras atividades instaladas na área portuária em transformação e um equipamento cultural de vanguarda, dedicado à arquitetura e a todas as dimensões do ambiente construído.
Neste contexto, a GSAPP e a Fundação Roberto Marinho celebraram um acordo de cooperação internacional, cuja primeira atividade será o Workshop Internacional de Pesquisa Patrimonial, com início em 23 de junho, durante o qual serão compartilhadas as melhores práticas e experiências entre alunos, acadêmicos e profissionais do Brasil e do exterior com foco nos sobrados onde o Studio-X Rio será instalado.
O workshop reunirá uma equipe formada por seis estudantes locais e cinco estudantes da GSAPP, que serão coordenados pelos professores Andrew Dolkart, diretor do Programa de Preservação Histórica, e George Wheeler, diretor do Conservation Lab da GSAPP, além da colaboração de experts da Fundação Roberto Marinho, de faculdades locais e do Departamento de Preservação Histórica da Prefeitura. As atividades incluem estudo técnico detalhado, elaboração de desenhos e levantamentos precisos das condições físicas; pesquisa abrangente sobre a história dos sobrados, sua tipologia e seus antigos ocupantes; história da rua e o contexto urbano, com enfoque na história oral e registros nos arquivos da cidade.
O material produzido no workshop será transformado em um relatório, durante o mês de agosto, que definirá as diretrizes para a renovação das edificações.
A equipe brasileira será formada por cinco estudantes de Arquitetura, sendo quatro de graduação e um de pós-graduação, e um estudante de pós-graduação em História. Os dois estudantes de pós-graduação participarão também da preparação do relatório em agosto, e viajarão para Nova Iorque por uma semana.
A GSAPP, através do Studio-X Rio, e a Fundação Roberto Marinho vão selecionar quatro alunos de graduação e dois alunos de pós-graduação, sendo um da área de arquitetura e outro de história / patrimônio, para participação no workshop, entre 23/06 a 13/07.
Os interessados deverão enviar uma carta de intenções e o currículo ou portifólio até o dia 13 de junho de 2010 – em formato pdf, com até 3Mb – para os emails contato@pedrorivera.com.br e carlos.eduardo@frm.org.br, sob o título “seleção de estudantes para workshop GSAPP-FRM”.
Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados na semana de 14 a 18 de junho, quando deverão apresentar o comprovante de matrícula e o visto americano válido. Todos os candidatos devem ter fluência em inglês, competência que será avaliada durante a entrevista.
Os alunos de pós-graduação que forem selecionados continuarão a colaborar com a equipe da GSAPP durante o mês de agosto na preparação do relatório. Durante esse período, será planejada uma viagem a Nova Iorque para a realização desse trabalho, com duração de uma semana – serão fornecidas passagem e ajuda de custo, além de remuneração pelo serviço.
Informações: Arquivo em pdf - https://docs.google.com/fileview?id=0B47mLV_nL5jqMWJkM2IyYjMtN2M4NC00Y2ZlLWIwMjgtN2MwNzllZmFmYzlk&hl=pt_BR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário