Concurso de Estudantes
O 10º ENEPEA, a exemplo de edições anteriores, promoverá concurso para estudantes de Arquitetura e Urbanismo com o objetivo de incentivar a participação de alunos de graduação no evento e proporcionar o debate sobre intervenções paisagísticas a partir de propostas de qualificação de uma área urbana elaboradas por equipes de estudantes. Os participantes deverão estar regularmente inscritos em Faculdades e Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil durante o ano letivo de 2010. O tema do concurso será o Paisagismo Urbano e suas potencialidades na revitalização, na qualificação espacial e ambiental de percursos e lugares da cidade. As propostas serão avaliadas por Comissão Julgadora formada por professores convidados. Os destaques farão jus à premiação especificada no Edital do Concurso.
Abaixo apresentamos informações preliminares sobre o objeto do concurso:
CONCURSO NACIONAL DE PAISAGISMO PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO – 10º ENEPEA
Proposta Paisagística para um Percurso Urbano Parque Linear Arroio Dilúvio em Porto Alegre
INFORMAÇÕES PRELIMINARES
OBJETO
O presente Concurso Nacional de Paisagismo para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo tem por tema o desenvolvimento de proposta paisagística de um percurso urbano sob a forma de parque linear sustentável e destina-se a estudantes de graduação regularmente inscritos em Faculdades e Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil durante o ano letivo de 2010.
A área objeto desse concurso consiste em segmento canalizado do Arroio Dilúvio localizado na Av. Ipiranga e compreendido entre a Avenida João Pessoa e o Lago Guaíba na cidade de Porto Alegre.
O Arroio Dilúvio localiza-se na cidade de Porto Alegre. O arroio nasce na Represa Lomba do Sabão, junto ao Parque Saint-Hilaire em Viamão, e recebe água de afluentes como os arroios dos Marianos, Moinho, São Vicente e Cascatinha, para finalmente desaguar no Lago Guaíba, entre o Parque Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Seu nome era, originalmente, Arroio Sabão. Até a década de 1950, o Dilúvio apresentava águas limpas, e ganhou este nome porque costumava inundar os bairros vizinhos, como Menino Deus e Cidade Baixa, em dias de chuva forte. Desaguava perto da Usina do Gasômetro, passando por baixo da Ponte de Pedra, mas, com o crescimento da cidade foi recanalizado para o curso atual, entre as pistas da Avenida Ipiranga. Recebe cerca de 50 mil metros cúbicos de resíduos e terra por ano, além do esgoto cloacal de três bairros, necessitando de dragagens periódicas. Possui atualmente 17 pontes e cinco travessias para pedestres. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arroio_Dil%C3%BAvio). Mais dados sobre o Arroio Dilúvio podem ser obtidos em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17323) .
Foram definidos para melhor compreensão da área objeto deste Concurso quatro percursos na Av. Ipiranga descritos a seguir:
Percurso 1: Entre a Av. João Pessoa e Av. Érico Veríssimo.
Percurso 2: Entre a Av. Érico Veríssimo e Av. Getúlio Vargas.
Percurso 3: Entre a Av. Getúlio Vargas e Av. Borges de Medeiros.
Percurso 4: Entre a Av. Borges de Medeiros e o Lago Guaíba.
Todos os quatro percursos deverão ser contemplados na proposta paisagística.
O programa de necessidades deve incluir: tratamento paisagístico nas margens canalizadas do Arroio Dilúvio, elementos para lazer, contemplação, passeio, estares, ciclovia, mobiliário urbano, estacionamentos e quiosques. Deve-se garantir: a acessibilidade, a mobilidade e a sustentabilidade do espaço público, bem como a preservação da vegetação existente e/ou inserção de vegetação.
Os trabalhos desenvolvidos para este concurso serão apresentados em nível de Estudo Preliminar.
O EDITAL / REGULAMENTO CONTENDO MAIORES INFORMAÇÕES E DETALHANDO AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO SERÁ DISPONIBILIZADO NO SITE A PARTIR DO DIA 14 DE MAIO DE 2010.
Site: http://www.pucrs.br/fau/enepea/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário