quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PIBIC 2010 - PROPOSTAS DE PROJETO DE PESQUISA

Linha de pesquisa do Curso: Qualidade do Ambiente Construído e Patrimônio Cultural

PROJETO 1 –
ESPAÇOS ESCOLARES: a contribuição da arquitetura na qualidade do ambiente escolar

Professoras responsáveis:
Helga Santos da Silva - Doutoranda, Mestre, Arquiteta, Professor RTI
Lídia Quièto Viana - Mestre, Arquiteta, Professor RTI

Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal a contribuição da pesquisa e das práticas da arquitetura nos espaços escolares. Justifica-se tanto pela possibilidade do espaço arquitetônico funcionar como agente pedagógico, quanto pela possibilidade de se promover qualidade ao espaço, trazendo bem-estar aos seus usuários. Ao participar desta pesquisa, o aluno terá contato direto com técnicas de avaliação do ambiente construído, através da realização de levantamentos de campo, desenhos e pesquisas acerca desses espaços. O aprimoramento do projeto da escola, a partir de propostas de intervenções que visem conforto, acessibilidade e sustentabilidade, bem como o estudo da evolução histórica tendo como referência o espaço escolar, são outros campos a serem explorados, buscando-se, assim, a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Possibilidades de Subprojetos:
-Projetos para espaços escolares;
-Evolução histórica da arquitetura escolar;
-Estudo de tipologias da arquitetura escolar;
-Conceitos que envolvam a adequação física e ambiental de ambientes voltados para o ensino;
-Avaliação do ambiente construído em espaços escolares.
-Interferência sócio-espacial da escola no entorno
-Evolução histórica do entorno e levantamento de edifícios de relevância arquitetônica e cultural


PROJETO 2 –
ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL DE ESPAÇOS URBANOS ABERTOS.
ACESSIBILIDADE E DESENVOLVIMENTO SOCIECONÔMICO LOCAL.

Professoras responsáveis:
Siva Alves Bianchi - Mestre, Arquiteta, Professor RTI
Ana Paula Gomes - Mestre, Arquiteta, Professor RTI

Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a concepção de espaços abertos urbanos, através de metodologia que emprega avaliações quantitativas e qualitativas do espaço, com foco em conforto ambiental. A área a ser pesquisada deverá ser pertencente ao Estado do Rio de Janeiro. A realização do trabalho envolve disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo como projeto arquitetônico, paisagismo e paisagem e ambiente construído.

Possibilidades de Subprojetos: A proposta consiste na análise de espaços abertos tais como praças, vias de circulação (ruas), áreas de lazer próximas a residência do aluno ou locais de acesso freqüente, considerando, também, a possibilidade de estudo de áreas do campus universitário.

PROJETO 3 –
INTERVENÇÕES EM EDIFICAÇÕES: renovação, ocupação e revitalização do entorno
Professoras responsáveis:
Liane Flemming - Mestre, Arquiteta, Professor RTI
Ana Paula Gomes - Mestre, Arquiteta, Professor RTI

Resumo: A cidade do Rio de Janeiro possui considerável patrimônio edificado, de suma importância para a história da cidade. Possui também diversas edificações carentes de renovação a fim de adequá-las aos modernos parâmetros de conforto e atendendo as necessidades atuais de instalação de equipamentos e de ambientes. A pesquisa visa sistematizar a avaliação da edificação de modo a orientar as intervenções e projetos a serem executados, a partir do levantamento de sua importância histórica e dos programas que auxiliem na indicação de patologias. Visa ainda a criação de métodos, a partir da necessidade de áreas úteis para o estudo de viabilidade, para a utilização dos espaços em função de programas residenciais e comerciais entre outros.
Possibilidades de Subprojetos:
- Analisar as certificações para edificações “verdes” como o LEED elaborada nos EUA e o HQE fruto de pesquisas na França, além da certificação em desenvolvimento no Brasil.
- Programas de computador que auxiliem na análise da degradação de edificações – patologias.
- Pesquisa de novos materiais de acabamento e construção – os materiais resultantes de pesquisas da nanotecnologia entre outros.
- Pesquisa de materiais sustentáveis, a reutilização da água e a aplicação de equipamentos para energias renováveis.

PROJETO 4 –
LEVANTAMENTO HISTÓRICO PROJETUAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL COMO FONTES DE REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE ARQUITETURA NO RIO DE JANEIRO.

Professoras responsáveis:
Helga Santos da Silva - Doutoranda,Mestre, Arquiteta, Professor RTI
Gustavo Jucá – Especialista, Mestrando, Arquiteto, Professor RTI

Resumo: Este projeto tem como objetivo principal a reflexão sobre a história da arquitetura no Rio de Janeiro, através dos elementos gráficos que compõem o projeto, criando um acervo digital dos projetos arquitetônicos relevantes como Banco de dados com os projetos arquitetônicos de projetos de arquitetura e urbanismo exemplares seja em base bidimensional (CAD) e maquetes digitais; Integração dos modelos em programa livre de geo-referenciamento (Google Earth) com breve descrição histórica
Possibilidades de Subprojetos:
Integração com plataformas gratuitas de acesso para consulta ou base de ensino histórico e teórico; Visualização remota tridimensional do objeto de estudo; Criação de roteiros temáticos virtuais; Integrar ensino e pesquisa no âmbito da graduação, aprimorando o conhecimento do aluno sobre os conceitos históricos e teóricos empregados nos projetos pesquisados; Oferecer aos arquivos a possibilidade de catalogar suas obras, sistematizando seus acervos podendo se identificar projetos de importância que se encontram perdidos; Resgate da identidade arquitetônica local através de divulgação em mídias livres.


PROJETO 5 –
INVENTÁRIO DE PATRIMÔIO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO BRASILEIRO

Professoras responsáveis:
Cristina Malafaia - Doutora, Arquiteta, Professor RTI
Luciano Pacheco – Mestre, Engenheiro, Professor RTI – Ciência da Computação.
Resumo: A pesquisa tem por objetivo criar uma metodologia para o cadastramento das tipologias das edificações e espaços urbanos, permitindo inventariar seus padrões arquitetônicos e tipologia estilística através de uma nova modelagem dos dados, implementada através de tecnologias que permitam a extração das informações por diferentes dispositivos, fazendo uso de serviços da Internet.

Possibilidades de Subprojetos: Inventários de sitos urbanos tombados ou edificações de interesse arquitetônico de diferentes períodos, inventário e qualificação de espaços abertos urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário